Na quarta-feira foi realizada a segunda assembleia da campanha salarial de 2019 do Sindados. A categoria se fez presente para a reunião onde a diretoria fez os informes do andamento da negociação. Nossa pauta continua valendo: 15% de reajuste no salário e benefício, extensão de direitos como o auxílio-filho, recuperação da cláusula de banco de horas da CCT anterior, etc.

Como noticiamos aqui, o sindicato patronal segue fazendo jogo duro. Sua proposta inicial foi de reajuste zero e corte de praticamente todos os direitos garantidos na nossa Convenção Coletiva – inclusive a PLR. Obviamente, esse desrespeito foi prontamente rechaçado pelos representantes dos trabalhadores. Após quatro mesas de negociação, o aumento visível da mobilização da categoria fez os patrões saírem do zero para o índice da inflação do período no salário e na maioria dos benefícios. As empresas ainda não cederam o reajuste no vale-refeição, mas voltaram com quase todas as cláusulas que queriam retirar.

É, claro, uma melhoria em relação ao ponto de partida, mas ainda é muito pouco. O reajuste proposto não recompõe o poder de compra perdido pelos trabalhadores nos últimos anos, e nenhum dos novos direitos foram aceitos pelos patrões. O momento é de avançar: essa já é a maior movimentação dos trabalhadores de TI em Minas Gerais em mais de uma década, e foi justamente isso que proporcionou que as negociações evoluíssem!

Seguimos com a mesma determinação: nenhum direito a menos e avançar rumo a novas conquistas. Os resultados já começam a ser colhidos, o que nos impulsiona para seguir na luta. Sem abaixar a guarda, aumentando a articulação com nossos colegas de profissão semana após semana, temos muito a conquistar. Os lucros dos nossos patrões seguem crescendo diante dos nossos olhos e nós somos os responsáveis por isso, como eles mesmos fazem questão de nos lembrar a cada trimestre. Portanto, nada mais justo que esse crescimento seja dividido conosco, certo? Chega de parabéns e de tapinha nas costas. O reconhecimento do nosso trabalho é no contracheque!

Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras presentes na assembleia e a todos que estão dando sangue e suor por essa movimentação! É com este espírito de luta que conseguiremos ainda mais vitórias! Venha somar na mobilização conosco, conheça a Unidade Classista e faça parte deste momento histórico da nossa categoria. Nos siga no Twitter ou nos mande um email em contato[a]uctimg[·]org :)